Natal de Ouro Preto 2024: evento cultural atrai 90 mil pessoas e gera impacto econômico de R$ 21 milhões
O Natal de Ouro Preto – Luz e História, movimentou as ruas com magníficas celebrações natalinas que iluminaram a cidade mineira. Mais de 90 mil pessoas visitaram Ouro Preto, gerando uma injeção financeira de R$ 21 milhões. O evento cultural, em sua terceira edição consecutiva, tem realização da Prefeitura de Ouro Preto e o Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig. A empresa Holofote Cultural foi a produtora e organizadora do evento.
Do dia 23 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, Ouro Preto foi adornada com mais de um milhão de pontos de luz, transformando os cartões postais da cidade em um verdadeiro espetáculo natalino. Além da iluminação, as celebrações tradicionais, como as Pastorinhas, os corais e o Desfile do Zé Pereira, enriqueceram a programação cultural do evento.
Cortejos, apresentações teatrais, manifestações religiosas e corais foram apenas algumas das atividades proporcionadas aos moradores e turistas. Mas as celebrações natalinas tradicionais não foram as únicas a ganhar destaque. A organização inovou ao integrar o Natal da Mineiridade às festividades, uma celebração que homenageou Minas Gerais e suas ricas tradições. Ao longo do evento, os visitantes puderam explorar e apreciar os variados costumes de diferentes regiões do estado.
Outro sucesso realizado no Natal de Ouro Preto foi a Projeção Iluminada Cemig, que uniu tecnologia, luz e história. Este ano, a projeção mapeada teve como tema o Natal da Mineiridade. “O Natal em Minas Gerais é único! É onde há o momento de encontro das famílias e também de descoberta das riquezas culturais, históricas e naturais do estado, destacando o melhor da mineiridade”, comenta Gilson Antunes, coordenador do evento e diretor da Holofote.
Segundo estimativas da Secretaria de Turismo, um público de 90 mil pessoas passou pela cidade, com visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Dinamarca, Inglaterra, Chile, Venezuela e de cidades próximas como Belo Horizonte, Mariana e a própria Ouro Preto, entre outras. O público era diversificado, mas o grupo de 19 a 25 anos foi o mais representativo (18,5%), indicando uma forte presença jovem.
A decoração deste ano quis valorizar as janelas e sacadas de Ouro Preto, explica o secretário de Turismo e Cultura, Flávio Malta. “Ouro Preto é uma cidade patrimônio do mundo e, por isso, nós buscamos valorizar as janelas, sacadas, as praças e os largos. Na Praça Tiradentes, a árvore de Natal é para simbolizar que Ouro Preto é, sim, um dos mais importantes destinos de Natal”, completa Malta.
A pesquisa realizada no evento revelou que 36,5% dos participantes possuíam ensino superior completo. Considerando também os participantes com pós-graduação, esse percentual sobe para 51%. Uma possível explicação para esse alto índice é a presença da Universidade Federal de Ouro Preto na cidade.
A expectativa média de gasto dos participantes foi de R$ 241,29, sendo que as mulheres apresentaram uma expectativa ligeiramente superior à dos homens. Pessoas com ensino superior completo tiveram a maior expectativa de gasto médio (R$ 291,60), indicando uma possível correlação entre nível de instrução e disposição para gastar. As faixas etárias entre 26 e 55 anos apresentaram as expectativas de gasto médio mais elevadas. Turistas apresentaram uma expectativa de gasto médio 2,4 vezes maior que os moradores de Ouro Preto, indicando um impacto econômico mais expressivo desse público na cidade.
Com base nas estimativas de expectativa de gasto geral, incluindo gastos de moradores e turistas, projetou-se uma receita aproximada de 21 milhões de reais para todos os dias com programação. Em relação a satisfação do público com o evento, a maioria dos participantes avaliou o evento como excelente (40,17%) ou muito bom (28,11%). Avaliações positivas superaram significativamente as avaliações neutras ou negativas.
De acordo com Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, o objetivo do evento é aquecer ainda mais a economia local, diversificando a economia para além da mineração.
“Ouro Preto teve uma baixa no turismo neste período do ano, porque normalmente as pessoas não visitam a cidade em dezembro. Faz três anos que estamos com um grande evento de Natal que tem atraído muitos turistas. Por isso, temos ainda apoio do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (Pade), que tem como objetivo tirar a dependência que a cidade tem da mineração”, explica Felipe Guerra.
A principal motivação para participar do evento foi a confraternização e o lazer (33,7%), seguido por tradição, história e cultura (30,5%). Acompanhar família e amigos também foi uma motivação significativa para 19,7% dos entrevistados.
Também é possível considerar a proporção de participantes que vieram atraídos pela programação do evento, chegando a 18,5% nas pesquisas. Programação esta, que contou com a participação de cerca de 455 artistas (bandas, papai noel, teatro, corais, fanfarra, folia de reis, entre outros gêneros artísticos), atraiu um público diversificado e gerou um efeito multiplicador na economia local.
O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, produção da Holofote Cultural e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ouro Preto (CDL), Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), Saneouro, InterOuro, Op Expert, Restaurante Sebastião e Buena Vista Hostel.